GROUP SEB

Conheça o Group SEB, líder mundial em eletroportáteis.

Presente em mais de 120 países, o Groupe SEB é líder mundial na indústria de eletroportáteis, com um portfólio de 18 marcas:

A cada segundo, em algum lugar do mundo, 6 consumidores escolhem um produto do Groupe SEB!

A liderança do Groupe SEB foi alcançada graças à sua política de inovação, conhecimento tecnológico e de fabricação e adaptação dos produtos às necessidades dos consumidores de cada lugar onde são vendidos.

Ao implantar uma política mundial de seus produtos, mercados e serviços, a organização global do Groupe SEB visou responder às três funções essenciais de toda empresa:

·  criar (novos produtos e serviços que atendam às necessidades dos consumidores do mundo inteiro),
·  produzir (garantir a excelência dos produtos e serviços) e
·  vender (levar esses produtos e serviços aos consumidores do mundo inteiro).

Para tanto, conta com cerca de 14.000 funcionários, distribuídos em mais de 120 países.

Em suas plantas industriais, automatizadas e detentoras dos mais avançados processos, a Empresa garante a qualidade e inovação dos seus produtos. Além disso, mantém um programa de pesquisas que dedica especial atenção às necessidades crescentes nos mais diferentes países, resultando em uma constante apresentação de novos produtos, cujo alto valor de utilidade já garantiu ao Grupo uma série de prêmios concedidos por organizações industriais de vários países.

Graças à sua constante política de aperfeiçoamento e inovação, que vai ao encontro das necessidades dos seus consumidores, o Grupo mantém a posição conquistada. Cerca de 2% do seu faturamento global é destinado a pesquisas de inovação tecnológica e produção fabril. O resultado é o desenvolvimento de aparelhos inteligentes, como produtos práticos de usar e fáceis de limpar.

POLÍTICA INTEGRADA DE QUALIDADE, MEIO-AMBIENTE & SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
 
A SEB do BRASIL PRODUTOS DOMESTICOS LTDA, empresa especializada na realização de projetos, desenvolvimento, industrialização e comercialização de produtos domésticos, tem como objetivo manter-se líder do mercado em que atua.

  • FAMÍLIA DE PRODUTOSFAMÍLIA DE PRODUTOS
  • SERVIÇO AO CLIENTE / CONSUMIDORSERVIÇO AO CLIENTE / CONSUMIDOR
  • COMPETITIVIDADECOMPETITIVIDADE
  • PRESERVAÇÃO AMBIENTALPRESERVAÇÃO AMBIENTAL
  • SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONALSEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
  • FAMÍLIA DE PRODUTOS FAMÍLIA DE PRODUTOS

    Nossa meta é aumentar a participação dos produtos no mercado.
    Para atingir essa meta devemos:
    - Inovar e criar produtos que atendem a real necessidade do dia-a-dia dos consumidores.
    - Fornecer produtos de qualidade, cumprindo os requisitos legais e outros subscritos referentes a produtos, ao Meio-Ambiente e à segurança e saúde ocupacional.
    - Focar nossos recursos (R&D, Marketing, Advertising) em nossos produtos chaves.
    - Exportar produtos com tecnologia e qualidade.

  • SERVIÇO AO CLIENTE / CONSUMIDOR SERVIÇO AO CLIENTE / CONSUMIDOR

    O Objetivo é surpreender e encantar clientes e consumidores.
    Para isso temos que:
    - Medir e sempre melhorar a satisfação dos Clientes e Consumidores.
    - Assegurar uma logística de padrão Mundial, ou seja, melhorar o prazo de lançamento de produtos e cumprir previsões comerciais.
    - Oferecer um completo serviço aos nossos clientes: apoio mercadológico e gerenciamento adequado.

  • COMPETITIVIDADE COMPETITIVIDADE

    Nossa meta é sempre buscar um melhor Resultado Operacional.
    Para isso devemos:
    - Utilizar a força da SEB do Brasil no mundo para obter as melhores condições de compra e desenvolver todas as possíveis sinergias.
    - Reduzir desperdícios, custos de Não-Conformidades e custos em geral que não agreguem valor aos nossos produtos.
    - Simplificar nosso processos de trabalho e promover sinergia entre todos os setores da Empresa.

  • PRESERVAÇÃO AMBIENTAL PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

    O objetivo é que seja percebida a nossa preocupação ambiental pelos consumidores.
    Para isso a organização se compromete a:
    - Minimizar emissões atmosféricas, resíduos e efluentes através do aperfeiçoamento contínuo dos processos e do uso de novas tecnologias, objetivando a prevenção da poluição.
    - Incluir soluções ambientais no desenvolvimento dos produtos.

  • SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

    Melhoria na Saúde ocupacional e segurança das pessoas.
    Para atingir este objetivo devemos:
    - Desenvolver e colocar no mercado produtos de qualidade, respeitando a segurança e bem-estar dos consumidores.
    - Aperfeiçoar continuamente a prevenção de acidentes e condições de trabalho, reduzindo consequências na saúde e seguranças de seus colaboradores.

Os colaboradores da SEB do BRASIL, juntamente com seus fornecedores e todos que atuam em seu nome, compartilham desta visão corporativa de aliar a busca da competitividade e a preocupação com as pessoas e o meio-ambiente.

Fernando Soares
Presidente América do Sul

A preocupação com o desenvolvimento sustentável já existe na empresa desde 1999, quando surgiram as primeiras campanhas promocionais que viabilizaram a doação de alimentos para comunidades carentes por ocasião do Dia das Mães e do Natal daquele ano. Daí em diante, projetos sociais próprios e de iniciativa de nossos colaboradores foram ganhando força, parcerias foram firmadas e estabeleceu-se a gestão participativa de voluntários.

Para a SEB do BRASIL, buscar o desenvolvimento sustentável é preocupar-se em equilibrar suas ações e minimizar impactos sociais, ambientais e econômicos, que possam comprometer as gerações futuras.

Para tanto, a área de Desenvolvimento Sustentável, aliada ao um Conselho de Sustentabilidade – o ConSEB – formado por funcionários-voluntários, desenvolvem ações e projetos de Responsabilidade Socioambiental que auxiliam na inclusão social, no sentimento de igualdade, na preservação e respeito ao meio ambiente, no espírito de voluntariado, na conscientização para o não desperdício, entre outros propósitos.

Tudo, sempre, trilhando um caminho ético e de equilíbrio entre as ações econômicas, respeito ao ecossistema e desenvolvimento social, a fim de alcançar a sustentabilidade.

PROJETOS QUE APOIAMOS:

  • Padaria do Vovô
  • Aprendendo na Prática
  • Projeto Vida Futura
  • Nos próximos 20 anos, o idoso representará 13% da população brasileira. Os desafios trazidos pelo envelhecimento da população têm diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir à terceira idade a sua integração na comunidade. Para isso, foi desenvolvido o projeto “Padaria do Vovô”, que tem por objetivo integrar o idoso à sociedade e ainda criar uma alternativa de fonte de renda, por meio da capacitação recebida no projeto.

    A participação no projeto é totalmente gratuita, não é exigida nenhuma formação prévia e é somente para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, faixa etária de idosos conforme o Estatuto do Idoso. Como o objetivo é fazê-los se sentirem ativos na sociedade, melhorar sua auto-estima e qualidade de vida, a SEB do Brasil proporciona-lhes a possibilidade de realizarem uma atividade que reverta em benefício pessoal e familiar: a oficina de panificação.

    Essa é A Padaria do Vovô, presente em São Paulo e Belo Horizonte que, com simplicidade e criatividade, estimula o prazer do aprendizado e do trabalho para muitas pessoas.

  • Pensando na grande quantidade de alimentos que é jogado fora enquanto poderia ser aproveitado em receitas simples e baratas, o projeto 'Aprendendo na Prática' busca melhorar os hábitos alimentares dos brasileiros, evitando o desperdício e oferecendo formas simples de melhor aproveitar frutas, verduras e legumes; além de conscientizar sobre economia doméstica e redução do desperdício de lixo orgânico residencial.

    Desenvolvido em 2001, o “Aprendendo na Prática” focava suas atividades em crianças de seis a doze anos, de escolas públicas e particulares, com o objetivo de torná-las multiplicadoras para as gerações futuras sobre o não desperdício e o consumo integral dos alimentos. Em 2008, a SEB do Brasil, seguindo os mesmos propósitos, iniciou um projeto piloto, em parceria com o Instituto da Cidadania, o “Projeto Nós”. Ele ocorreu no CEU Casa Blanca com um público totalmente feminino.

    A temática também passou por algumas modificações, foram acrescentados assuntos sobre cuidados com a saúde e uso consciente de recursos naturais. Atualmente, o projeto acontece junto com o Programa Ação Família, na CRAF (Centro de Referência Ação Família) Americanópolis. Neste local são desenvolvidas as oficinas com o apoio da ONG AME.

  • O Projeto Vida Futura foi idealizado pelo Conseb – Conselho de Sustentabilidade da SEB do Brasil, considerando as dificuldades do jovem de inserir-se no mercado de trabalho, dada a baixa oferta de vagas e a grande exigência de capacitação profissional por parte do mercado.

    Desta maneira, o Projeto Vida Futura pretende desenvolver em jovens, de 16 a 20 anos, as competências básicas e gerais para o mundo do trabalho, levando em conta pressupostos e princípios fundamentais, como o compromisso com a cidadania, com a ética nas relações de trabalho e com a visão holística do trabalhador, que o compreende como ser social, integral e singular.

    O Projeto Vida Futura apresenta ainda um conjunto de temas específicos relacionados a algumas áreas de conhecimento da SEB do Brasil, que favoreçam o desenvolvimento de capacidades que orientem sua carreira profissional. Após 11 meses de projeto, o resultado é jovens melhor preparados para seu primeiro emprego, conscientes dos múltiplos papéis que ele desempenha na sociedade e da importância do trabalho na vida das pessoas.

  • 8 Metas para o Milênio
  • Pacto Global
  • Carta da Diversidade
  • A Declaração do Milênio foi aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000. O Brasil, em conjunto com 191 países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta.

    Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de 8 macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade. Esta iniciativa tem pautado as políticas e diretrizes da empresa, bem como, as iniciativas do grupo de Voluntariado.

  • O Global Compact (Pacto Global) é uma proposta da ONU à comunidade empresarial para adotar um conjunto de valores relativos à defesa dos direitos humanos, das condições de trabalho, do meio ambiente e da anticorrupção. Estes valores possuem um potencial efetivo para influenciar e gerar mudança positiva internacional e universalmente, o que contribuirá para o avanço da prática da responsabilidade social corporativa, na busca de uma economia global mais sustentável e inclusiva.

    O Groupe Seb (França) tornou-se signatário do Pacto Global em 2003 e a partir disso todas as suas subsidiárias também, sendo assim a SEB do Brasil apóia esta iniciativa. Afinal, não é lei e não é um simples pedido, é um compromisso a ser assumido por todos. Os dez princípios, que estão agrupados em quatro temas, são:

    Princípios de Direitos Humanos
    1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
    2. Impedir violações de direitos humanos;

    Princípios de Direitos do Trabalho
    3. Apoiar a liberdade de associação e o direito à negociação coletiva no trabalho;
    4. Abolir o trabalho forçado ou compulsório;
    5. Erradicar o trabalho infantil; Apoio à infância;
    6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;

    Princípios de Proteção Ambiental
    7. Adotar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
    8. Promover a responsabilidade ambiental;
    9. Incentivar tecnologias que não agridem o meio ambiente.

    Princípio Anticorrupção
    10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

  • Em 2005, o Groupe SEB assinou a Carta da Diversidade, que defende a diversidade cultural, étnica e social em todo o mundo, e conseqüentemente as suas subsidiárias tornaram-se signatárias desta questão que é fonte de riqueza e criatividade de uma companhia.

  • Pacto Nacional pela erradicação do trabalho escravo
  • Programa de Melhoria Contínua
  • Programa de Gerenciamento de Resíduos
  • A SEB do Brasil assinou em 2007 este tratado contra o trabalho escravo e visa com todos os outros signatários juntar esforços para dignificar e modernizar as relações de trabalho nas cadeias produtivas  e manter os trabalhadores longe da escravidão. Por meio de metas específicas, restrições comerciais, reintegração social e produtiva, entre outras ações, este pacto será incentivado por diversas empresas e nós também nos comprometemos com ele.

  •  

    O Programa de Melhoria Contínua faz parte dos programas de gestão implantados nas unidades da Mooca, Jordanésia e Recife, tendo como objetivo diminuir impactos ambientais e riscos ocupacionais gerados durante o processo de fabricação de seus produtos. O Programa avalia sistematicamente, as condições do ambiente de trabalho, recursos físicos e metodológicos, maior eficiência na utilização de matérias primas, menor geração de resíduos e que colabore para a prevenção de acidentes ocupacionais e ambientais.
     
    O ideal é que consigamos fabricar produtos que atendam às necessidades dos consumidores, a partir de melhores processos, novas tecnologias e que sejam de fácil reciclabilidade, refletindo assim, na minimização dos impactos ambientais. Ainda seguindo os princípios de melhoria contínua, são realizados monitoramentos de emissões atmosféricas, efluentes, solo e água.
  • Todos os resíduos gerados nas dependências das unidades fabris da SEB do Brasil são destinados de forma a não causar danos ao meio ambiente, com documentação que atende aos requisitos legais e com autorização de órgãos ambientais do Estado. Periodicamente, são realizadas pesquisas para o desenvolvimento de empresas de reciclagem que atendam às necessidades ambientais, pois, além de nos preocuparmos com a destinação correta dos resíduos, estudamos meios para que estes sejam, em sua maioria, recicláveis.

  • Programa de Coletiva Seletiva
  • Programa 5S
  • Pelicano - Voluntariado
  • Por meio da conscientização ambiental o Programa de Coleta Seletiva permite aos colaboradores maior conhecimento sobre os problemas causados pela disposição inadequada dos resíduos. Assim contribuem positivamente com a separação e acondicionamento correto dos resíduos em coletores específicos impedindo que tenham como destino, aterros ou lixões.

    O Programa permite utilizarmos o conceito dos 3 R’s, reduzir, reutilizar e reciclar, com o objetivo de reduzir a sobrecarga em aterros municipais, diminuir a geração de resíduos e o desperdício de materiais como o plástico, papel, metal, vidro, madeira, etc., que podem ser reciclados e transformados em matérias primas para novos processos produtivos.

    A unidade fabril da Mooca conta com o Programa 5S, que é um processo educacional que visa, através de 5 sensos, tornar o ambiente de trabalho mais limpo e organizado, facilitando a vida das pessoas e tornando o seu ambiente de trabalho mais saudável na unidade da Mooca.

  •  

    As unidades fabris da Mooca e Recife e o CD de Jordanésia, são certificados no programa 5S, que é um processo educacional composto por um conjunto de cinco sensos que, ao serem praticados, modificam o comportamento das pessoas, o ambiente de trabalho e a maneira de conduzir as atividades rotineiras. Através do programa são melhorados os valores éticos e morais de todos os colaboradores da empresa, além de tornar o ambiente de trabalho mais limpo, organizado e seguro.
     
    A expressão 5S deriva de cinco palavras japonesas todas iniciadas com a letra S que, no Brasil, são denominadas sensos:
     
    Seiri: Senso de utilização;
    Seiton: Senso de ordenação;
    Seiso: Senso de limpeza;
    Seiketsu: Senso de saúde e padronização; e,
    Shitsuke: Senso de autodisciplina.
  • A ONU – Organização das Nações Unidas – define voluntariado como: “O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos”.

    Já o Voluntariado Empresarial é definido como um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias.

    Desde 2003, incentivamos o voluntariado e hoje, por meio do ConSEB (Conselho de Sustentabilidade), a do Brasil estimula a participação de seus funcionários em projetos sociais por meio do Pelicano – nosso programa de voluntariado corporativo.

  • Desenvolvimento Sustentável
  • Responsabilidade ambiental
  • Programa Solar
  •  

    Para a SEB do Brasil buscar o desenvolvimento sustentável é preocupar-se em equilibrar suas ações e minimizar impactos sociais, ambientais e econômicos, que possam comprometer as gerações futuras.
     
    Para tanto, a área de Desenvolvimento Sustentável, aliada a um Conselho de Sustentabilidade – o ConSEB – formado por funcionários-voluntários, desenvolvem ações e projetos de Responsabilidade Socioambiental que auxiliam na inclusão social, no sentimento de igualdade, na preservação e respeito ao meio ambiente, no espírito de voluntariado, na conscientização para o não desperdício, entre outros propósitos.
     
    Tudo, sempre, trilhando um caminho ético e de equilíbrio entre as ações econômicas, respeito ao ecossistema e desenvolvimento social, a fim de alcançar a sustentabilidade.
     
  •  

    Com um sistema de gerenciamento ambiental responsável, a SEB do Brasil minimiza os impactos ambientais de suas atividades por meio da atuação responsável, tecnologias e maior conscientização ambiental de seus colaboradores. Influenciamos também nossos fornecedores e clientes e deste modo nos comprometemos a utilizar da melhor maneira os recursos da natureza, para que as futuras gerações também possam usufruir e assim promover o desenvolvimento sustentável.
     
    Dentro de uma ampla política de conservação ambiental, a SEB do Brasil segue programas que asseguram seus princípios.
     
    Atualmente, as unidades fabris do Brasil dispõem das seguintes Certificações de Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional:
     
    Mooca e Jordanesia: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001;
    São Bernardo: ISO 9001, ISO 14001, sendo que a OHSAS 18001 está prevista para 2012;
    Recife: ISO 9001, sendo que a ISO 14001 e OHSAS 18001 está prevista para 2012;
  •  

    Programa voltado à melhoria contínua na unidade de São Bernardo do Campo, com o objetivo de termos uma empresa organizada, limpa, segura e com resultados sólidos, através das ações e sugestões dos funcionários. E por parte da empresa, o compromisso do reconhecimento destas ações.
  • Programa de Coleta Seletiva
  • Por meio da conscientização ambiental o Programa de Coleta Seletiva permite aos colaboradores maior conhecimento sobre os problemas causados pela disposição inadequada dos resíduos. Assim contribuem positivamente com a separação e acondicionamento correto dos resíduos em coletores específicos impedindo que tenham como destino, aterros ou lixões.

    O Programa permite utilizarmos o conceito dos 3 R’s, reduzir, reutilizar e reciclar, com o objetivo de reduzir a sobrecarga em aterros municipais, diminuir a geração de resíduos e o desperdício de materiais como o plástico, papel, metal, vidro, madeira, etc., que podem ser reciclados e transformados em matérias primas para novos processos produtivos.

    A unidade fabril da Mooca conta com o Programa 5S, que é um processo educacional que visa, através de 5 sensos, tornar o ambiente de trabalho mais limpo e organizado, facilitando a vida das pessoas e tornando o seu ambiente de trabalho mais saudável na unidade da Mooca.

RELATÓRIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Trabalhe Conosco

A polítca de Recursos Humanos do Group SEB baseia-se nos valores humanitários com destaque para o trabalho com qualidade, respeito, espírito de equipe, lealdade e cooperação.

O Group investe no desenvolvimento e aprimoramento de funções. Apresenta política ativa de formação profissional, dentro de uma Universidade Empresarial, que proporciona formação comum em francês ou em inglês e também organiza seminários especializados em determinadas funções.

A internacionalização das atividades proporcionou diversidade de culturas dentro de um mesmo group, engrandecendo a criatividade, que se percebe por meio da multinacionalidade das equipes de trabalho, favorecendo o desenvolvimento dos projetos mundiais. O resultado dessa política se traduz na efetivação do programa de expatriações, que cresce a cada ano.

O Group SEB mantém uma política dinâmica e ativa de integração do funcionário à vida e atividades da companhia por meio de informações constantes, planos de ações, divulgação de resultados da Empresa e participação dos funcionários nesses resultados.


Trabalhe Conosco, Candidate-se!
VÍDEO

Seu navegador não tem suporte ao swfPlayer.

VÍDEO

Seu navegador não tem suporte a tag OBJECT

VÍDEO

Seu navegador não tem suporte ao swfPlayer.

VÍDEO